segunda-feira, 8 de março de 2010

LSD and the Search For God - [Self-Titled]


Não, essa não é uma banda de jazz e não, não há toques sequer remotos de fusion no seu único EP lançado. Apesar de fugir extremamente do intuito deste blog, a primeira audição do álbum já me conquistou e, por consequência, um lugar aqui.

O grupo, que retirou seu nome do livro The Private Sea: LSD and The Search For God, de William Braden, é o futuro do conceito de psicodelia que o Pink Floyd concebeu, assim penso. Residentes na California e com apenas cinco músicas gravadas, o LSD... é bastante conhecido entre os amantes do rock psicodélico clássico e da lounge music. É raro encontrar entrevistas ou biografias sobre o nascimento e evolução da banda, mas é notório que sua presença em festivais de música independente nos EUA é figurinha premiada. Desde a criação do MySpace oficial, a única fonte de informação confirmada, em 2005, as três músicas disponíveis já somaram mais 100 mil reproduções, sem contar a possibilidade (remota, apenas por recados ou Gmail) de um contato mais próximo com os integrantes. Um setor que deveria ser melhorado é a agenda de shows que, infelizmente, é pouco atualizada e só incluí o território yankee. Enfim, é complicado alcançar um nível básico de conhecimento dos músicos e de tudo que os rodeia além do som que produzem.

Sem grandes holofotes, o trabalho fala por si só. Guitarras, baixos e vocais não abusam de distorções ou firulas estéticas; o clima quase astral dos arranjos deixa o ouvinte em estados que supostamente lembrem os efeitos da boa música e de alguns gramas de ácido lisérgico, tudo sem apologia, algo que não se sobressai por pressão. As letras sobre busca interior e auto-conhecimento são constantes mantras de relaxamento, algo de positivo que reforça o clima espacial. Sem mais delongas, o bom exemplo é sempre a melhor análise. A seguir, uma das músicas presentes no EP lançado em janeiro de 2007 e que pode ser comprado pelo MySpace direto da banda.

Nenhum comentário: