segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Escritor de HQs e saxofonista apresentam a Ópera-Jazz "Leave Me Alone!"

O escritor de histórias em quadrinhos underground Harvey Pekar irá fazer sua estréia operística na Oberlin Conservatory of Music com a Leave Me Alone!, uma ópera de jazz autobiográfica. Uma colaboração entre dois nativos de Cleveland(EUA), o espetáculo combina o libreto de Pekar com a música do saxofonista e compositor Dan Plonsey.


Leave Me Alone! revela a vida dos criadores em detalhes cotidianos enquanto reflete sobre os limites da arte e seu lugar na nossa sociedade. No meio das demandas e interrupções do dia-a-dia, Pekar e Plonsey pensam como os artistas conseguem desencavar tempo para seu trabalho criativo? Mais importante ainda, eles perguntão, como cultivar uma sociedade que seja receptiva a evolução? A ópera, que será apresentada pela Oberlin em parceria com a Real Time Opera, terá sua premiere mundial de graça no dia 31 de Janeiro de 2009, às 20h, na Capela Finney, em Obelin College, Ohio, há 40 minutos de Cleveland.


A apresentação também será transmitida ao vivo pela internet através de LeaveMeAlone.com.


Opinião do Blogueiro: Cara, quando tive conhecimento deste espetáculo tive um misto de ataque de riso e estranhamento. Quem conhece Harvey Pekar sabe do que estou falando. Claro, não o conheço pessoalmente, mas a imagem que temos através de sua cinebiografia Anti Herói Americano (American Splendor, 2003) é a de alguém do gênio amargurado criando arte sem dar a mínima que acaba sendo cômico por falar 'somente a verdade' do seu dia-a-dia. Imaginar que Harvey escreveu uma música, ainda mais uma ópera!, era inconcebível para mim, mas imaginar ele escrevendo sua própria história (que não é nada feliz) para os palcos (como já foi feito, porém não por ele) é algo que gera muita curiosidade, mesmo depois de já ter visto o filme acima. Além dos papéis principais serem interpretados pelos Harvey Pekar e Dan Plonsey em pessoa, suas mulhers (Joyce Brabner e Mantra Ben-ya'akova Plonsey, respectivamente) também estarão em cena, acho que pra pentelhar a ação e dar apoio moral (veja o filme e entenda!). Outro que aparece somente a voz durante uma ligação é Robert Crumb, famosíssimo cartunista, amigo de longa data de Pekar, que dá sua opinião sobre arte, seja ela em quadrinhos ou não. Quer mais? Lá vai: uma pequena orquestra de 6 músicos e 4 cantores acompanha tudo ao vivo! Além do jazz, que é a parte que mais me interessa em tudo, a atuação de Pekar e de sua mulher é algo que realmente quero assistir, afinal, um arquivista aposentado de Cleveland e sua esposa ativista política e também cartunista deve dar um belo caldo em muito ator e atriz de Hollywood, seja pela criatividade em improvisar (com certeza eles irão) ou pelo fato de alguém interpretar a si mesmo ao vivo com uma história tão estranha como a deles. Cara, o jazz vai ser coadjuvante!


Assita AQUI o trailer do filme Anti Herói Americano e fique por dentro do mundo do cartunista Harbey Pekar.



Fonte: JazzTimes.com/ Jeff Tamarkin e LeaveMeAlone.com

Nenhum comentário: