sábado, 13 de dezembro de 2008

Jazz em vídeo? JazzVideoGuy!



Entretenimento, jazz, diversão, informação, jazz, credibilidade e, ãh, jazz! Estas palavras representam o trabalho do escritor e vídeo jornalista Bret Primack, mais conhecido como JazzVideoGuy, o melhor produtor de vídeos relacionados a jazz da atualidade.


Além da irreverência que infiltra entre boletins e comentários nos vídeos, a credibilidade de Primack é indiscutível, a despeito de quem pensa que ele é mais um 'amador' no Youtube. Além de ter sido o primeiro blogueiro de jazz da internet (1997, Bird Lives!, sob codinome The Pariah), Primack começou a fazer vídeos para Internet em 1999. Seus documentários jazzísticos incluem Orrin Keepnews, Producer (produtor de músicos como Bill Evans e Chet Baker) para o Concord Music Group e The Sonny Rollins Podcast para a Doxy records, nada mais que a própria gravadora do lendário sax tenor Sonny Rollins. Quando Streams of Expression estava em fase de gravação, em 2006, Joe Lovano o contratou para fazer alguns vídeos: dali saíram oito filmagens a la making off sobre o novo álbum do sax tenor.
Seu colaborador mais fiel e recorrente nos vídeos é o pianista Billy Taylor. Nos palcos desde a primeira metade do século passado, Taylor deu vários entrevistas ao JazzVideoGuy sobre sua música, as parcerias (entre elas, com o baixista Charles Mingus) e disponibilizou várias aparições em programa de TV onde fala sobre o jazz e seus meios-de-ser, como o The Subject Is Jazz, de 1958.
Seu último feito foi ter gravado uma conversa entre o baterista Roy Haynes e o já mencionado Sonny Rollins sobre suas amizades e o ínicio da parceria musical nos anos 40: no meio do papo surgiram nomes como Charlie Parker e Art Tatum. É mole?

Para quem quiser conhecer o material do JazzVideoGuy é só entrar em:

Antigo Videolog (Vlog), com a maioria de seus vídeos: PlanetBret.com
Novo Vlog, somente com o vídeo mais recente: JazzVideoGuy.tv
Canal Youtube, com acervo completo: Youtube.com/JazzVideoGuy

Nenhum comentário: