terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Wynton Marsalis lança "He and She", quinto CD pela Blue Note


Wynton Marsalis lançará seu quinto CD pela gravadora Blue Note, He and She, dia 24 de Março. O álbum combina palavras e música. De acordo com o release distribuído na imprensa, "Marsalis deu a seu quinteto algumas formidáveis combinações. O álbum é temperado com pitadas de humor e é cheio de swing. Há tranquilidade e elegância e mais do que um pequeno conhecimento nesses grooves. He and She é sobre aquela eternamente e mais elemental das questões, o relacionamento entre um homem e uma mulher. Marsalis não construiu apenas uma mera história de amor, mas uma história de vida, uma ruminação agridoce sobre a efervecência da vida bem como a idas-e-vindas do amor. Tempo é grande parte do coração de He and She: a rápida passagem do tempo na vida de uma pessoa, as mudanças de clima dentro de uma canção."


O release continua: "He and She começa com palavras, não com música, apesar da música surgir entre as palavras. Marsalis tem ouvido o Jazz in 3/4 Time, de Max Roach , e também músicas de Duke Ellington como 'Lady Mac', de Such Sweet Thunder, trabalho que explora o ritmo da valsa dentro do contexto do jazz. O clássico álbum de Roach inclui 'Valse Hot' que, explica Marsalis, é 'uma peça de Sonny Rollins, uma valsa-jazz que comecei a tocar no colegial." Esta canção acende uma faísca: "Eu comecei a contemplar as misturas de ritmos, esta mistura é a combinação do sentimento da valsa com o sentimento da marcha, e eu pensei que seria bom pra mim gravar um álbum de valsas. Eu já havia escrito algumas antes, uma para o balé de Twyla Tharp, inspirado pelo quadro A Dança de Matisse. Eu estava pensando em valsas e como na Viena de hoje os jovens continuam a dançar valsa, a temporada de valsa ainda é parte do calendário social. Partindo de lá, comecei o ritual do cortejo. A valsa é uma dança de cortejo e durante um tempo foi considerada uma música risqué (arriscada em francês). Agora, claro, é gentil. Então comecei a pensar sobre os homens e as mulheres, seus relacionamentos.


Em He and She, a voz de Wynton Marsalis é mais proeminente, apesar de tudo, introduzindo cada faixa com suas palavras. Marsalis ressalta, "Este ábum, é um homem falando, mas a pessoa que transporta a verdade universal de se importar é a mulher."


Antes de entrar no estúdio, o Wynton Marsalis Quintet viajou até a Iron House, em North Hampton, Massachussets, para apresentar seu novo material diante do público. Marsalis têm ido há anos a este clube de jazz pra fazer o test-drive em seus novos trabalhos. O quinteto subsequentemente lapidou o repertório ao vivo em dois dias. A versão reduzida resultou no álbum.


Fonte: JazzTimes / Jeff Tamarkin

Foto: iTunes

Nenhum comentário: